fbpx

MANDAMENTOS DA PILOTAGEM NA TERRA

Quem não gosta de uma aventura na terra? Apesar de todo o motociclista gostar de algo radical, é sempre bom estar ciente dos perigos da estrada. A lama e o barro podem ser traiçoeiros algumas vezes! Fique atento em algumas dicas que separamos para você:

Cuidados antes de pilotar
Fazer um check up é mais do que necessário antes de partir, sua moto será submetida a impactos, solos ruins, obstáculo, chuva e terreno lamacento, cuidado com imprevistos!

Pneus na lama
A melhor opção para terrenos com lama é diminuir a calibragem dos pneus, mantendo a moto mais equilibrada e com maior tração nas rodas.

Pilotando sobre pedras
Subir e descer pedras exige mais força nos pés do que aceleração e embreagem, mas o piloto precisa levar em conta que o piso pode estar escorregadio. Vá sempre devagar, de preferência com um pé próximo ao chão, assim a motocicleta não arranca ou embala muito forte.

Se o inevitável acontecer…
A maneira mais eficiente de erguer a moto é mais simples do que se imagina. O certo é levantar pelo guidão mesmo, fazendo uma alavanca com o corpo para ficar mais leve.

Curvas
Solos barrosos e com pedregulhos ou com muita lama, a situação é diferente, devemos evitar freadas bruscas com freio dianteiro pois isso impedirá a perda de aderência do solo.

Atenção aos freios

A diminuição da aderência fará com que o motociclista use menos os freios dianteiros, e mais os traseiros. Fique atento a esse novo quadro e não acelere muito até pegar o jeito.

Pratique a pilotagem em pé

Pilotar em pé é uma prática específica para terrenos arenosos. A ideia é sofrer menos impacto durante desníveis como buracos e outras irregularidades, além de eliminar os solavancos nas costas.

Vista equipamentos específicos para off-road

Joelheira articulada, bota com bico de ferro, óculos e protetor cervical são alguns dos equipamentos recomendados para o off-road. O modelo do capacete também deve ser específico para a prática.

Fique sempre ligado na estrada para uma aventura segura, essas dicas podem te dar uma ajudinha na hora do perigo.