fbpx

PASSAR OU NÃO PASSAR PELO CORREDOR? EIS A QUESTÃO!

just-rider-instagranSe a sua rotina é enfrentar o trânsito de moto, você já utilizou ou pensou em utilizar os corredores entre outros veículos, principalmente em congestionamentos. Apesar de ser uma prática comum e permitida por lei no Brasil, ela exige responsabilidade e cuidado do motociclista.

Para pilotar pelos corredores, é preciso ter muita certeza do que se está fazendo. Geralmente, os corredores são utilizados por várias motos e, por isso, a preocupação não deve ser apenas com os carros ao redor, um momento de hesitação é o suficiente para atrapalhar o fluxo ou atingir outro veículo.

Um dos aspectos mais importantes a se levar em conta é velocidade dentro do corredor. Como se trata de um espaço mais restrito e com veículos bem próximos da moto, é preciso manter uma velocidade abaixo da permitida e estar atento para a necessidade de frear a qualquer momento. Pedestres, carros em movimento, outras motos, buracos na pista, são muitas as coisas que podem atravessar seu caminho.

Ser visto também é fundamental. Se for necessário avise os motoristas da sua passagem utilizando os faróis e/ou a buzina. O que não vale é esperar que eles pensem a mesma coisa que você, no mesmo momento, e confiar na intuição.

Nunca se esqueça: chegar à tempo ao seu destino é o ideal, mas você precisa colocar a segurança de todos os envolvidos em primeiro lugar.

Se quiser saber mais sobre o que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre a condução nos corredores e a opinião de especialistas e motociclistas, confira esta matéria feita pelo G1: https://goo.gl/Tziqha