Os pneus são um dos componentes fundamentais da motocicleta e sofrem desgastes constantes, já que estão permanentemente em contato com o solo. Apesar disso, nem sempre recebem a atenção e os cuidados adequados. Calibragem, produtos e tipo de superfície são alguns dos exemplos que influenciam na durabilidade e segurança proporcionada pelos pneus.

Na hora de comprar é importante observar se as especificações técnicas do pneu respeitam as orientações da motocicleta, por isso é importante consultar o manual do veículo. Também é imprescindível verificar a qualidade dos pneus, o tipo e a marca, sempre de acordo com os requisitos do modelo original. A escolha de pneus também deve ser baseada no tipo de utilização.

A calibragem é outro fator que interfere diretamente na segurança e desempenho do veículo e, por siso, exige muita atenção. Com pneus cheios demais, a moto fica dura, instável. Com pneus vazios, ela fica pesada e há um aumento no desgaste. O valor correto de calibragem é indicado no manual, mas na maioria das motos o pneu traseiro deve ter duas libras a mais, já que a concentração de peso e tração está ligada diretamente à roda traseira.

O motociclista deve verificar a calibragem dos pneus uma vez por semana para evitar problemas como a falta de aderência e o desbalanceamento. Condições de uso, transporte de cargas pesadas e/ou garupa também devem ser levados em conta no momento de encher os pneus.

Hora da troca

O desgaste sofrido pelos pneus pode fazer com que fiquem “carecas” e atenção aos sulcos é essencial. O pneu deve ser trocado sempre que chegar à marca do TWI, que é uma indicação criada pelos fabricantes para facilitar a confirmação do momento de trocá-los. A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator e pode ser traduzida como indicador de desgaste da banda de rodagem.

O TWI está localizado na lateral do pneu como um símbolo (uma seta, por exemplo) ou mesmo como o logotipo do fabricante. Na direção da indicação há, no sulco, uma elevação em borracha, um filete. Quando esse filete fica aparente, é necessário trocar de pneu.

Mas o TWI só é parâmetro se o pneu estiver em perfeito estado, sem cortes, bolhas ou desgastes irregulares. Em qualquer uma dessas situações, mesmo que a marca do TWI não esteja aparente, é preciso um pneu novo.

Também é importante saber que pela legislação brasileira, o sulco do pneu de motocicleta deve ter, no mínimo, um milímetro. Abaixo disso, além de estar mais propenso a sofrer acidentes, o motociclista está sujeito a multa.

Lembre-se! Pilotar com pneus muito gastos é extremamente perigoso. O desgaste causa o fim da borracha e, na hora que precisar frear, a moto não vai parar. Os pneus se tornam muito escorregadios nas curvas e há o risco eminente de furar.

 

Foto: Uros Modlic