fbpx

SEIS DICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA PARA MOTOCICLISTAS

A sensação de liberdade que se tem ao andar de moto é reconfortante. Após um longo período trancado no escritório ou em reuniões, pegar a sua motoca e sair por aí sentindo o vento recarrega as energias para o próximo dia — sem falar nas viagens que você pode fazer em duas rodas, que trazem paz e proporcionam uma paisagem incrível, seja lá aonde você esteja indo.

A direção defensiva para motociclistas é extremamente importante e nós vamos te dar algumas dicas para praticá-la. Confira:

Na hora de dirigirjust-rider-instagran

Parece óbvio, mas toda atenção no trânsito pode ser pouca. Em 2014, mais de 63 milhões de carros e motos estavam em circulação no país e, com isso, as ruas parecem ter se estreitado. Fique atento:

Ponto cego

O retrovisor da sua moto pode te pregar peças. Antes de trocar de faixa ou até mesmo realizar uma curva, não deixe de olhar para trás, além de olhar no retrovisor. O ponto cego do espelho pode trazer surpresas desagradáveis.

Distância

Você provavelmente aprendeu isso nas suas aulas da autoescola, mas muitos motoristas se esquecem de algumas regras. Mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente pois, em caso de frenagem brusca, dá tempo de você tomar alguma atitude para evitar acidentes.

Ah, e lembre-se: sua moto cabe entre dois carros, mas o seu lugar é na mesma faixa que eles!

Farol

Aqui vai mais uma dica de direção defensiva para motociclistas: ande sempre com o farol da moto ligado. É obrigatório por lei e chama mais atenção dos motoristas que estão ao seu redor.

Buzina

Utensílio de suma importância, a buzina deve ser utilizada com moderação. Ela é fundamental para alertar outros veículos da sua presença e prevenir acidentes. Mas cuidado: buzinar em excesso irrita e sua ação pode ter o efeito contrário.

Correntes de ar

É isso mesmo que você leu! As correntes de ar podem te derrubar da moto. Fique ligado: ultrapassou ou foi ultrapassado por um ônibus, caminhão ou carro, aumente a concentração para não correr o risco de se desequilibrar.

Segurança

Além de ser lei, utilizar capacete salva vidas. Outros itens de segurança, que são opcionais, também são importantíssimos para proporcionar uma viagem menos perigosa, como luvas, óculos escuros, roupas impermeáveis, calçado adequado, entre outros.

Pode não parecer, mas estes objetos podem ajudar a te proteger em caso de acidente, além de proporcionar um passeio mais agradável.

De nada adianta seguir todas as dicas acima se as condições de rodagem do seu veículo não estão adequadas. Por isso, fique de olho na manutenção da moto, deixe a revisão em dia e não corra riscos. Leve a mecânicos de confiança ou em concessionárias autorizadas e não confie seu patrimônio a qualquer um.