fbpx

Fazer viagens de moto em grupo significa ter mais segurança e apoio em casos de problemas, além de ser legal ter companhia para curtir a paisagem e o destino.

Para que o passeio com os amigos seja agradável é importante adotar alguns procedimentos que facilitam o convívio, diminuem o tempo nas paradas e aumentam a diversão.

Listamos abaixo algumas dicas para tornar sua viagem em grupo mais prazerosa e segura:

Abastecimento 
Mais desagradável do que ficar esperando algum amigo no ponto de encontro, é descobrir que o atrasado não está com o tanque cheio. Para não ser o “mala sem alça”, procure abastecer a moto no dia anterior à viagem.

Outra dica importante é parar as motos de frente para a bomba nas paradas para abastecimento – em formação de pétala. Dessa forma a mangueira da bomba pode alcançar várias motos, sem a necessidade de mudá-las de lugar.

Pedágio
Informe-se antes sobre o valor dos pedágios e eleja um dos pilotos do grupo para ficar com o dinheiro e fazer os pagamentos na cabine do pedágio. Com isso o grupo ganha tempo nas paradas e a viagem se torna mais rápida e segura.

Facilitar a ultrapassagem

Não seja aquele tipo de motociclista que se acha “dono da estrada” e ocupa toda a pista. Facilite a ultrapassagem dos outros veículos e mantenha-se na faixa usada pelo grupo, sempre em formação alternada. Esta formação ainda permite visualizar a estrada e desviar caso haja obstáculo. Manter a distância de quem vai à frente também aumenta a segurança.

Cuide de quem vem atrás

Quem viaja em grupo deve ficar atento ao companheiro que vem logo atrás e sempre acompanhar sua movimentação (e presença) pelo retrovisor. As motos mais lentas podem seguir a frente e ditar o ritmo da viagem, isso evita o estresse de quem está com a moto de menor potência que é obrigado a “esgoelar” o motor para acompanhar o grupo.

Compartilhe o trajeto

Definir os pontos de parada, o trajeto e o destino final deixa a viagem mais agradável e tranquila para todos. Assim os integrantes do grupo têm noção de quanto falta para a próxima parada ou, caso desejem, podem se adiantar e esperar os companheiros no local combinado.

Foto: Renato Durães